quinta-feira, 2 de junho de 2011

BIOLOGIA (2 série) - Tecidos Vegetais

Meristemas

Células Meristemáticas:
Células com grande capacidade de se multiplicar por mitose e de originar novas células.
EX: Zigoto multiplica-se por mitoses sucessivas e origina o embrião, que se alimenta das reservas nutritivas, localizadas nos tecidos do óvulo. Nessa fase, as células embrionáias tem parede celular final e flexível, citoplasma denso, pequenos vacúolos e núcleo volumoso.

Meristemas Apicais:
O surgimento dos meristemas apicais ocorre quando as células mais velhas se afastam progressivamente das extremidades do caule e da raiz em formação. Conforme o amadurecimento, as células vão se especializando em diversas funções, esse processo ganha o nome de diferenciação celular. Nas extremidades de caules e de raízes, as células continuam com as mesmas características embrionárias, constituindo dessa forma os meristemas apicais.

Meristemáticos:
Tecidos meristemáticos são aqueles que se diferenciam apartir dos meristemas apicais, ainda contem alta capacidade de multiplicação celular.
EX: protoderme, meristema fundamental e procâmbio.

Protoderme(Meristema Primário):
Também chamado de dermatogênio, é a camada de células que reveste externamente o embrião e origina a epiderme.

Meristema Fundamental(Meristema Primário):
Também chamado de periblema, forma um cilindro internamente ao protoderme, que originará o córtex.

Procâmbio(Meristema Primário):
Também chamado de pleroma, é a região central do embrião envolvida pelo meristema fundamental. Que dará origem aos tecidos vasculares, aos parênquimas e aos tecidos de sustentação.

Meristemas Primários:
Protoderme, procâmbio, meristema fundamental e meristemas apicais são considerados meristemas primários por derivarem de células embrionárias que nunca se diferenciaram, crescimento longitudinal, sofrer mitoses constantes e  células vivas.














Meristemas Secundários:
São céclulas que já sofreram diferenciação celular, mas voltam a ter as características de células meristemáticas(embrionárias.)São constituídas por células vivas, sofrem mitoses constantes, tem um crescimento lateral, só é encontrado em Gimnospermas e Angiospermas dicotiledôneas. Os tipos de meristemas secundários são:














Localização dos Meristemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário