A Colonização da América Inglesa
Ø tardia expansão colonial inglesa
Puritanos vieram para o Novo Mundo em busca de asilo no qual pudesse praticar a sua religião.
Representação do primeiro contato com os Indígenas |
Apenas no século XVII que os ingleses conseguiram concluir o projeto colonial. Essa tardia ocorreu pois, a Inglaterra enfrentou um período de guerras e disputas dinásticas.
Ø Os Cercamentos
Cercamentos ocorreram pois a Inglaterra essa tendo um crescimento na manufatura de lã, assim precisavam de mais terras para criar as ovelhas, então os produtores de ovelhas se apropriavam de terras camponesas e substituíam a atividade agrícola pela criação de ovelhas, formando uma poderosa classe de proprietários rurais. Com o tempo o Estado acelerou esse processo criando Leis de Cercamentos.
As Treze Colônias |
A população mais pobre expulsa de suas próprias terras , sonhando por uma vida melhor foi para a América.
Ø A fundação das Treze Colônias
A grande quantidade de pessoas que migraram para a América, acabou construindo a chamada Treze Colônias.
Treze Colônias: núcleos separados, marcados por uma forte autonomia.
Ø Norte: a força puritana
Produção destinada ao mercado local e regional com policultura , manufatureira beneficiou-se da existência de mão-de-obra especializada e matéria-prima disponível do setor primário.
Clima temperado impediu o cultivo de produtos tropicais de exportação, mas as costas naturais formavam excelentes portos e favoreciam o comércio marítimo . Assim desenvolveu-se o COMÉRCIO TRIANGULAR:
Comércio Triangular |
Colonos do norte compravam açúcar e melaço produzidos nas Antilhas, transformavam em rum . O rum ia para a África, e trocados por escravos que eram levados ate as colônias do sul e mercado europeu.
Ø Sul: monocultura e escravidão
Produção destinada a exportação, sistema plantation, cultivavam arroz e algodão para a produção do tabaco.
Empregou-se servidão por contrato(trabalhores pobres que tinham a passagem paga para a América através do proprietário da terra, em troca deveria trabalhar para o proprietário nas suas terras, sem remuneração, por um certo tempo).
Existia uma grande desigualdade social e étnica.
Ø Centro: diversidade cultural
Policultura,atividade manufatureira, comércio local e regional, surgindo importantes centros urbanos, com uma sociedade semelhante a da Nova Inglaterra, mas a sociedade do centro era mais cosmopolita e tolerante do que a do norte.
Ø O aprendizado do autogoverno
Máquina político-administrativa foi responsável por uma autonomia política, principalmente nas colônias do norte e centro. Isso ocorreu pois existia pouco interesse da Coroa inglesa nessas áreas.
Autogoverno: debates de problemas públicos, cívicos.
Cada colônia tinha um governador, com um Conselho ou Câmara Alta, composto por indivíduos nomeados pelos segmentos mais influentes ou ricos.